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A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria de Juventude, irá ofertar 1.050 vagas, distribuídas em 30 cursos de capacitação gratuitos, para gestores e participantes da sociedade civil com atuação em ações de políticas de juventude em Fortaleza.

Os interessados devem se inscrever por meio de formulário eletrônico específico, encontrados no link abaixo, e, após a confirmação da inscrição, apresentar, no primeiro dia de aula, as cópias dos seguintes documentos: RG, comprovante de residência e comprovante de nível de escolaridade, informados na inscrição.

Já os participantes ligados à associação, grupo ou entidade que desenvolva ações e/ou projetos para a juventude, além da documentação citada acima, deverão entregar também documento que comprove o vínculo.

As capacitações terão carga horária total entre 20 e 40 horas/aulas e serão ministradas de segunda a sábado. Para obter o certificado, o participante deverá ter, no mínimo, 75% de frequência às aulas.

Os cursos fazem parte do Programa Integrado de Políticas Públicas de Juventude (PIPPJ), executado pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude (CEPPJ) com recursos da Prefeitura Municipal de Fortaleza e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Coordenadoria de Juventude Av. Luciano Carneiro, 2235 - Vila União Telefone: (85) 3452-5376 Atendimento de segunda a sexta-feira, de 8 às 12h e de 13 às 17h

Matrículas abertas - Cursos de Abril e Maio

  • BUSINESS INTELLIGENCE (BI)
    EM EXECUÇÃO

    Capacitar o servidor da área de Tecnologia da Informação, de formas teórica e prática, para atuarem com Business Intelligence (BI), desenvolvendo tanto a sua visão estratégica quanto a visão prática da implementação de um sistema de BI.

  • GERENCIAMENTO E MONITORAMENTO DE PROJETOS
    INSCREVA-SE

    Ampliar e desenvolver conhecimentos sobre as técnicas, métodos e ferramentas disponibilizadas para o gerenciamento dos projetos, tendo como guia o Manual de Gerenciamento de Projetos, e discutir problemas/soluções reais com o intuito de proporcionar conhecimentos técnicos necessários à condução e ao monitoramento dos projetos.

  • GESTÃO DE PROCESSOS: DESENHO E REDESENHO
    INSCREVA-SE

    Treinar os técnicos e demais servidores, visando nivelamento de conceitos, apresentação da metodologia, orientação para análise, diagnóstico e detecção das melhorias do processo, elaboração de fluxogramas e correspondentes instruções operacionais, buscando eficiência.

  • MOTIVAÇÃO E VALORIZAÇÃO PESSOAL
    INSCREVA-SE

    Aumentar a autoconfiança e o auto respeito, utilizando estratégias para a construção da autoestima e da automotivação, estimulando a vivência grupal, com uma integração maior entre as pessoas.

  • ORÇAMENTO PÚBLICO: PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
    INSCREVA-SE

    Capacitar os participantes que desenvolvem atividades na área financeira de conhecimentos técnicos para elaboração de orçamentos, execução orçamentária financeira como também prestação de contas.

  • ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS NA GESTÃO PÚBLICA
    INSCREVA-SE

    Capacitar os profissionais de eventos com técnicas e estratégias específicas para a organização e sucesso do evento.

  • PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO NAS POLÍTICAS PÚBLICAS
    INSCREVA-SE

    Estudar fundamentos teóricos e práticos da avaliação de programas e projetos sociais; conhecer uma forma inovadora de pensar sobre o significado da avaliação e o seu papel; e ajudar avaliadores e outros técnicos a refletirem sobre as mais importantes decisões que devem ser tomadas ao planejar e executar uma avaliação.

  • PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NO ÂMBITO MUNICIPAL
    INSCREVA-SE

    Capacitar os participantes para avaliar e estabelecer de forma compartilhada, estratégias de planejamento, a curto, médio e longo prazo, de modo a possibilitar o crescimento das metas da Instituição, tais como: Compreender os conceitos referentes à elaboração de planejamento estratégico institucional; Utilizar a metodologia e os instrumentos requeridos para o planejamento e a gestão pública estratégica; Contribuir e participar do processo de elaboração de plano estratégico institucional.

  • PLANILHAS ELETRÔNICAS
    INSCREVA-SE

    Capacitar o servidor na elaboração de planilhas de cálculos financeiros, orçamentos, controle de despesas, investimentos, metas, controle de pessoal para a representação de dados e tabelas utilizando comando/funções e gráficos, dentre outros recursos que serão abordados durante o curso.

  • PRESTAÇÃO DE CONTAS AO TCM
    INSCREVA-SE

    Capacitar os participantes para elaborar a prestação de contas de governo e de gestão a ser encaminhada ao Tribunal de Contas dos Municípios.

  • REDAÇÃO OFICIAL E PADRONIZAÇÃO DE DOCUMENTOS OFICIAIS
    INSCREVA-SE

    Capacitar os servidores de conhecimentos técnicos que ajudem a produção de textos oficiais com clareza, aperfeiçoando a redação de documentos padronizados utilizados na comunicação oficial da Prefeitura de Fortaleza.

Próximos meses

  • CONTABILIDADE PÚBLICA – NOVO PLANO DE CONTAS NO SETOR PÚBLICO

    Atualizar os servidores municipais ou agentes públicos acerca das mudanças ocorridas no cenário nacional e internacional da nova contabilidade pública, quanto aos novos procedimentos contábeis orçamentários, financeiros e patrimoniais na administração pública.

  • ELABORAÇÃO DE EDITAIS E TERMO DE REFERÊNCIA

    Consiste em capacitar servidores públicos na elaboração de editais e termo de referência visando aprimorar os conhecimentos em Licitações: Elaboração de ditais e Gestão Contratual no Serviço Público e atribuir maior segurança no desempenho de suas funções aumentando, significativamente, a possibilidade de obter sucessos nos certames licitatórios.

  • EXCELÊNCIA NO ACOLHIMENTO AO CIDADÃO

    Capacitar os participantes para um atendimento que exceda as expectativas dos cidadãos, sensibilizando-os para a cultura do Acolhimento como forma de praticar um trabalho qualitativo e apresentando a importância dessa atitude para a construção da imagem de si próprios e da Instituição que representam.

  • GESTÃO DE COMPRAS NO SERVIÇO PÚBLICO

    Proporcionar, através de informações e aprendizados, conhecimentos das técnicas que os servidores e gestores públicos necessitam para desenvolver processos de trabalho voltado para a área de compras e licitação.

  • GESTÃO INTEGRAL DE CONVÊNIOS E PRESTAÇÃO DE CONTAS

    Qualificar o servidor público municipal para a elaboração do processo de prestar contas, atendimento às solicitações dos órgãos de controle externo, análise quanto a possível existência de desconformidades com a legislação aplicável e acompanhamento das ações proposta nos instrumentos de convênio.

  • INOVAÇÃO NA GESTÃO

    Especializar gestores e técnicos para o tratamento rigoroso e inovador de assuntos públicos, como objeto de intervenção e de estudo de projetos para Gestão Pública e Possibilitar a reflexão sobre as várias formas de gestão Pública no Brasil.

  • LICITAÇÕES E CONTRATOS PÚBLICOS

    Fornecer informações acerca dos processos licitatórios e contratos na Administração Pública.

Cursos Realizados

  • ASSESSORIA DE IMPRENSA - REALIZADO

    Discutir o papel da comunicação nas organizações/ instituições; Trabalhar a prática de uma assessoria de comunicação; e Desenvolver plano de comunicação.

  • AVALIAÇÃO DE IMPACTO DE PROJETOS SOCIAIS - REALIZADO

    Qualificar os servidores ou agentes públicos municipais e sociedade civil para que possam avaliar os impactos e desenvolver métodos de acompanhamento de projetos sociais.

  • COMUNICAÇÃO EFICAZ - REALIZADO

    Contribuir para elevar o nível da comunicação empresarial e o desenvolvimento pessoal, como também enfrentar a timidez e superar os obstáculos à boa comunicação, preparar e realizar apresentações em público e entrevistas em rádio e televisão, utilizando técnicas eficazes.

  • DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES E PESSOAS - REALIZADO

    Proporcionar o desenvolvimento das equipes de trabalho, para que possam atingir metas comuns para a Instituição.

  • ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO - REALIZADO

    Capacitar os servidores para que os mesmos passam criar um instrumento que esclarece as diretrizes e as normas do serviço público municipal: o código de ética. Como também discutir a ética profissional e organizacional e como os servidores e instituições podem construir suas relações.

  • EXCELÊNCIA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS - REALIZADO

    Contribuir para elevar o nível das relações interpessoais em nosso dia-a-dia. Refletir, através de vivência grupal, o relacionamento no ambiente profissional/ pessoal, visando uma melhoria contínua e criando condições de trabalho mais agradáveis e favoráveis.

  • GESTÃO DE DOCUMENTAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS - REALIZADO

    Transmitir noções básicas e conceituais sobre informações, documentação e arquivo, proporcionando conhecimentos técnicos de tratamento da documentação, visando à padronização e o controle dos arquivos.

  • GESTÃO DE PESSOAS NO SERVIÇO PÚBLICO - REALIZADO

    Compreender a função estratégica da gestão de pessoas, suas diretrizes e demais agentes públicos na esfera da gestão de pessoas e suas relações, tendo em vista acentuar a perspectiva sistêmica e orientado para resultados.

  • GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS - REALIZADO

    Promover a discussão de temas atuais sobre gestão, na área de políticas públicas, possibilitando um maior alinhamento entre gerentes e técnicos dessa área.

  • GESTÃO DE PROJETOS - REALIZADO

    Capacitar servidores e os técnicos do serviço público municipal para atuar com eficiência na elaboração e gerenciamento de projetos.

  • GESTÃO PÚBLICA POR RESULTADOS - REALIZADO

    Sensibilizar e capacitar servidores, técnicos, gestores e ordenadores de despesas na utilização de indicadores no monitoramento, avaliação do desempenho dos processos e eventuais correções de desvios com vistas a conduzir tais procedimentos em suas organizações.

  • PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA – PPP - REALIZADO

    Apresentar a Parceria Público-Privada como novo mecanismo que permite incrementar a colaboração do setor privado na prestação de atividade econômica. Difundir as diversas temáticas que envolvem uma PPP, desde sua concepção, estruturação e aprovação, até sua licitação e implementação, de acordo com regras de transparência e alcance real de benefícios sociais, buscando a formação de multiplicadores.

Categoria: Coordenadoria de juventude
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